Dr. Daniel Peterson and Dr. Royal Skousen descobriram recentemente que o Livro de Mórmon contém sentenças com estruturas estranhas, utilizando os condicionais “se/e”. No manuscrito original do Livro de Mórmon, como ditado por Joseph a Oliver Cowdery, encontramos vários exemplos como os abaixo:
“…sim, e se ele diz à terra – move-te – ela se move….”
“…sim, e se ele diz à terra – volta para trás, a fim que se prolongue o dia por muitas horas – isso é feito…”
“…sim, eis que se ele também diz às águas do grande abismo – secai – assim sucede…”
Em edições mais modernas do Livro de Mórmon, essas frases foram editadas para soar mais gramaticamente corretas para os leitores de língua inglesa.
As sentenças com a estrutura condicional “se/e” são encontradas no manuscrito original do Livro de Mórmon assim como no antigo hebraico e hebraico bíblico. Assim como as edições modernas do Livro de Mórmon, contudo, a versão “King James” da Bíblia [versão em língua inglesa da Bíblia utilizada pela Igreja], foi modificada para torná-la mais palatável aos leitores ingleses removendo sentenças com “se/e”. Até onde foi mostrado pelos pesquisadores Peterson e Skousen, essas estruturas em sentenças, autenticamente hebraicas, não estavam disponíveis em qualquer outro texto em inglês no tempo de vida de Joseph Smith, mas há forte evidência para o plano de fundo hebraico no texto do Livro de Mórmon.
Referência:
[1] Daniel C. Peterson, "Editors Introduction: Not So Easily Dismissed: Some Facts for Which Counterexplanations of The Book of Mormon Will Need Account," The Farms Review 17, n. 2, 2005
*** Esse artigo é um extrato do livro "Sobre Fé e Razão: 80 Evidências Apoiando o Profeta Joseph Smith", escrito por Michael R. Ash e traduzido por Lukas Montenegro***
Curta a nossa página no Facebook clicando aqui!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Evidências da autenticidade do chamado de Joseph Smith.
80 evidências da autenticidade do chamado de Joseph Smith.
80 evidências da autenticidade do chamado de Joseph Smith
80 evidências da autenticidade do chamado de Joseph Smith.
Uma análise da experiência vivida por Amon, o rei Lamôni e integrantes de sua corte e sua relação com uma conversão verdadeira e a pregação do evangelho.
Não importa qual é a sua idade, etnia ou classe social, se você é um Santo dos Últimos Dias, cedo ou tarde se deparará com situações onde sua fé ou perspectiva sobre o Evangelho será questionada.
Um dos conceitos amplamente presentes no relato histórico do Livro de Mórmon é a separação física e espiritual da nação Nefita em relação à Lamanita.
O Livro de Mórmon é a tradução de um registro antigo que conta a história de como um grupo de Judeus saíram de Jerusalém, navegaram, cresceram e se desenvolveram no continente Americano. O registro cobre aspectos sociais, econômicos, políticos, bélicos e religiosos de civilizações específicas que viveram na América por um período aproximado de mil anos.
Ao analisarmos a história do surgimento dO Livro de Mórmon, muitas questões tem sido levantadas no decorrer do tempo com respeito ao método utilizado por Joseph Smith na tradução das placas de ouro.
Entre os assuntos recentes mais comentados e utilizados por críticos do Livro de Mórmon, estão as pesquisas com DNA e uma contínua tentativa de através disto, desprová-lo como escritura inspirada.
© 2024 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.