A Desinformação na Era da Informação - Atualidades | Intérprete Nefita

A Desinformação na Era da Informação

Em um mundo de constante desenvolvimento tecnológico, barreiras antes instransponíveis tem sido superadas e distâncias encurtadas, tornando o acesso à informação do presente e passado uma tarefa relativamente fácil, que normalmente exige apenas o clique de um mouse.


Por Luiz Botelho 09 de Maio de 2015
A Desinformação na Era da Informação

[Foto: O Pensador, pelo escultor francês Auguste Rodin]

Em um mundo de constante desenvolvimento tecnológico, barreiras antes instransponíveis tem sido superadas e distâncias encurtadas, tornando o acesso à informação do presente e passado uma tarefa relativamente fácil, que normalmente exige apenas o clique de um mouse.

Apesar de muitos membros da Igreja serem amplamente abençoados pela facilidade do acesso à informação e a própria Igreja fazer uma vasta utilização de recursos tecnológicos para espalhar o Evangelho, alguns membros da Igreja ainda possuem dificuldade em compreender que a busca ao conhecimento secular é vital para nosso crescimento intelectual e espiritual.

O Evangelho sem dúvida pode ser defendido com experiências espirituais e testemunho, mas ainda assim, tais elementos se tornam ainda mais sólidos quando unidos à uma fé racional e baseada em evidências. A ausência de conhecimento secular e de fatos relacionados à história da Igreja por exemplo, podem enfraquecer a credibilidade que pessoas mais informadas darão à mensagem do Evangelho Restaurado caso os membros da Igreja sejam leigos a respeito de tais assuntos.

Embora alguns membros da Igreja possuam diferentes razões para justificar a ausência de desejo em buscar informação, listamos e analisamos abaixo algumas das justificativas e expressões mais comuns utilizadas atualmente.

1. "Isso não é importante para a sua salvação"

Entre as justificativas mais comuns oferecidas por pessoas que desencorajam a busca por conhecimento secular e de história da Igreja, está o famoso "Isso não é importante para a sua salvação". Naturalmente é requerido de todos os membros da Igreja que mantenham um contínuo curso no estudo e prática dos princípios básicos do Evangelho, no entanto, é preciso compreender que a busca pelo conhecimento de nossa própria fé e história, não é uma competição com o estudo diário do Evangelho, mas sim algo que deve andar de mãos dadas e de maneira paralela.

O Presidente Brigham Young, sobre isso declarou:

"A religião de Jesus Cristo não somente torna as pessoas familiarizadas com as coisas de Deus, desenvolvendo no íntimo delas a virtude moral e a pureza, mas também proporciona-lhes todo o incentivo e persuasão possíveis para que cresçam em conhecimento e inteligência em todos os ramos da mecânica ou no campo artístico e científico. Toda a sabedoria, todas as artes e ciências do mundo pertencem a Deus e têm como propósito o benefício de Seu povo."[1]

Se "toda a sabedoria... e ciências do mundo pertencem a Deus" como ensinado pelo Presidente Young, quão insensato e imprudente seria não buscá-las? Brigham Young então concluiu e aconselhou:

"A maior dificuldade que temos de enfrentar é a que pode ser denominada de ignorância ou a falta de conhecimento das pessoas(...) Empreguem toda a habilidade que tiverem para adquirir conhecimento o mais rápido possível, reúnam toda a vitalidade da mente e princípio de fé que puderem e, então, transmitam o conhecimento."[1]

Fica evidente então que a busca ao conhecimento secular e espiritual são ambas vitais para nosso engrandecimento na mortalidade e possui consequências grandiosas para a vida vindoura. As escrituras são claras ao afirmar que "a glória de Deus é inteligência ou, em outras palavras, luz e verdade”[2] e de que “qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida, surgirá conosco na ressurreição” [3].

Joseph Fielding Smith, um dos líderes Mórmons mais conhecidos, debateu amplamente os mais variados tópicos e doutrinas grandiosas do Evangelho e uma de suas obras mais populares curiosamente se chama "Doutrinas de Salvação", indicando que qualquer conhecimento e princípio histórico, científico e doutrinário é sim importante para a nossa salvação.

2. O mau uso da Expressão "Doutrina Profunda"

Embora a expressão "doutrina profunda" tenha sido ocasionalmente utilizada por líderes da Igreja em contextos específicos no passado e presente, sem dúvida nós como membros da Igreja frequentemente a utilizamos de maneira equivocada, entitulando como "doutrina profunda" qualquer coisa que se encontra além de nosso próprio conhecimento. Mistérios só são mistérios até o momento em que a informação é revelada ou aprendida por meio do estudo e muitas vezes o que é um "mistério" ou "doutrina profunda" para alguns, são assuntos normais e rotineiros para outros.

Em outras palavras, na maioria dos casos não existe de fato "doutrina profunda", mas sim "doutrina que você conhece" e "doutrina que você não conhece". A utilização corriqueira da expressão "doutrina profunda", cria ainda um falso ar de mistério em assuntos que em muitos casos não passam de folclore e que apenas visam o entretenimento ao invés da edificação espiritual e intelectual.

3. "Não devemos nos preocupar com isso agora. Um dia essas coisas nos serão reveladas"

É verdade que a mortalidade é muito curta para compreendermos totalmente todos os pontos da doutrina de Cristo e naturalmente a resposta para muitas perguntas virão apenas na vida vindoura. Isso entretanto não é uma justificativa aceitável para não buscarmos as respostas.

Revelações ocorrem a todo momento, para muitas pessoas, sobre muitas perguntas. Somente o Senhor conhece as questões que apenas serão reveladas no final. A utilização de argumentos como "um dia essas coisas nos serão reveladas" como um ponto final a um debate, fortalece para muitas pessoas a falsa ideia de que toda religião é fanática e todo religioso preguiçoso na busca pelas respostas, o que certamente não é verdade.

Richard Dawkings, um cientista e autor ateu, em sua publicação sobre isso declarou:

"A fé é a grande saída, a grande desculpa para escapar da necessidade de pensar e avaliar evidência. A fé é acreditar apesar da, ou talvez até mesmo, por causa da falta de evidência... Sou contra a religião porque ela nos ensina a ficarmos satisfeitos com o não conhecimento do mundo"[4]

Seria "fanáticos" e "fundamentalistas" a imagem que nós Santos dos Últimos Dias gostaríamos de transmitir ao mundo? Pregamos nós uma fé cega e crença desprovida de argumentos racionais e evidências? Absolutamente não. Dessa forma, alguns membros precisam se arrepender de suas tendências naturais de não buscar respostas e em alguns casos, criticar aqueles que as buscam.

4. "Devemos acessar/pesquisar unicamente sites/materiais oficiais da Igreja"

Apesar de na maioria dos casos haver uma sincera boa intenção no coração daqueles que compartilham esse tipo de conselho, precisamos salientar que nem mesmo a própria Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensina este princípio. De fato, uma das regras de fé é clara ao afirmar que "se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos."[5] O problema não está exatamente na informação que pesquisamos, mas frequentemente na incapacidade intelectual de alguns em analisar tal informação.

Princípios verdadeiros, fatos verídicos e informações autênticas de valor, podem ser encontradas em muitos sites, pesquisas, notícias, artigos e publicações. O que precisamos desenvolver entretanto, é a capacidade de analisar uma informação, colocá-la sob contexto, extrair o que é correto e descartar o que é falso. Sobre isso o astrofísico Neil DeGrasse Tyson declarou:

"Siga os fatos e evidências aonde quer que elas os levarem"[6]

Santos dos Últimos Dias possuem a plenitude e verdade do Evangelho Eterno e por essa razão, não precisamos temer a direção que a ciência e descobertas irão tomar. No final, toda a verdade pura encontrada em todos os meios, direcionarão ao Criador de todas as coisas e autor de todas as verdades e conhecimentos. 

5. "Apenas siga o Profeta, mesmo que ele estiver errado"

Parte da busca pelo conhecimento do Evangelho requer uma análise às palavras dos Profetas, mas não deve se limitar a tomar como verdade absoluta informações que em muitos casos são opiniões pessoais, conselhos em circunstâncias específicas e ensinamentos não canonizados. Isso de maneira alguma significa que devemos menosprezar a opinião de líderes da Igreja, mas ter em mente que a edificação da Doutrina de Cristo acontece de maneira gradual, com "linha sobre linha, preceito sobre preceito", cujo processo vez por outra naturalmente envolve erros e acertos.

A Igreja em seu site oficial "MormonNewsRoom" tornou isso claro afirmando:

"Nem toda declaração feita por um líder da Igreja, presente ou passado, necessariamente constitui doutrina. Uma declaração específica feita por um líder específico em uma ocasião específica frequentemente representa uma opinião pessoal, embora bem considerada, mas não é feita com o objetivo de ser oficial para toda a Igreja. Com divina inspiração, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos se aconselham para estabelecer doutrina(...)"[7]

Joseph Smith em certa ocasião declarou:

"(...)A ninguém é requerido submissão cega a um homem por ter ele uma porção do Sacerdócio. Temos ouvido de homens que portam o Sacerdócio, que fariam qualquer coisa que ditas por aqueles que presidem sobre eles – mesmo que soubessem que era errado. Mas obediência tal como esta é pior do que tolice para nós. É escravidão ao extremo. O homem que de bom grado, se degrada não deveria reivindicar um posto entre os seres inteligentes, até que ele abandone sua insensatez(...) Outros, no exercício extremo de sua autoridade onipotente, ensinaram que tal obediência era necessária, e que não importa o que os Santos fossem instruídos a fazer pelos seus presidentes, deveriam fazê-lo sem quaisquer perguntas. Quando os élderes de Israel vão longe ao se engajar nestas noções extremas de obediência a ponto de ensiná-las ao povo, geralmente é porque eles têm, em seus corações, o desejo de fazer o errado eles mesmos.”[8] 

Brigham Young sobre o mesmo princípio afirmou:

"Eu temo ainda mais que este povo tenha tamanha confiança em seus líderes a ponto de não inquirir ao Senhor por si mesmos, se estão de fato sendo guiados por Ele. Temo que se assentem em um estado de uma cega auto-segurança, confiando seu destino eterno nas mãos de seus líderes com uma confiança imprudente que por si mesma frustraria o propósito de Deus em suas salvações e enfraqueceria aquela influência que poderiam dar a seus líderes, caso soubessem por si mesmos, pela revelação de Jesus, que estão no caminho certo."[9] 

Em outras palavras, o papel do profeta não é nos ensinar absolutamente tudo o que devemos saber, mas através da experiência de vida e amor, nos aconselhar e indicar a direção correta a seguir. Por outro lado, nosso papel é o de considerar e confiar em suas palavras, ao passo que buscamos de Deus confirmação para toda informação que recebemos, apreciando a importante responsabilidade de seus servos, que possuem as melhores intenções e uma vida inteira de serviço, mas que são humanos e por essa razão, podem cometer erros.

Conclusão

Como um estudo publicado no "Review of Religious Research" indicou, enquanto um maior grau de conhecimento intelectual diminui a religiosidade e fé de pessoas de diferentes crenças, este não é o caso para os Santos dos Últimos Dias, que se tornam mais fieis quando possuem mais conhecimento. [10]

Ao compartilhar tais informações, minha esperança é a de plantar em cada leitor o desejo pelo conhecimento, que unido à fé nos achegará mais à Deus do que provavelmente qualquer outra coisa em nossas vidas, tornando-nos mais maduros em nossa fé, "para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."[11]

Clique no link abaixo e curta a página oficial do Intérprete Nefita no Facebook:

Facebook Intérprete Nefita

Fontes:

[1] Aprender pelo Estudo e pela Fé; Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997
[2] D&C 93:36
[3] D&C 130:18
[4] Richard Dawkings; The God Delusion
[5] Regras de Fé 1:13
[6] Neil DeGrasse Tyson; Documentário "Cosmos"
[7] Approaching Mormon Doctrine; 4 de Maio de 2007; www.mormonnewsroom.com
[8] "Priesthood," Millennial Star 14/38 (13 November 1852)
[9] Brigham Young, (12 January 1862) Journal of Discourses 9:150
[10] Mormons more faithful with more education; Katherine Orgill on May 5, 2015; The Digital Universe
[11] Efésios 4:14



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fernanda em 13/10/2015

Muito bom!!!

Rita Ueda em 25/06/2015

Referente ao item 2, diria mais: não existe dúvida, mas sim a falta de conhecimento!! Muito bom esse texto!! Deveria mandar pra Primeira Presidência!!

Adriano Pereira em 07/06/2015

Otimo texto, parabens!!

Marcelo Moreira da Silva em 21/05/2015

Brilhante artigo Luiz Botelho, Sempre pensei assim e isto que me levou a criar o site AMAIJ_JC há 15 anos. Infelizmente não tinha tempo para discorrer sobre apologética na WEB e fico feliz em saber que temos agora um brasileiro envolvido com a FAIR e o Intérprete Nefita. Vi que a FAIr já faz várias conferências na Europa, fora dos USA. Será que você não consegue agilizar uma conferência da FAIR aqui no Brasil. Se for em São Paulo ou Curitiba eu consigo local para vocês...

Luiz Botelho

Olá Marcelo,

Obrigado pelo feedback. Tenho grande admiração por seu trabalho no AMAIJC, que foi sem dúvida um dos primeiros (talvez o primeiro) a defender a fé SUD de maneira sensata e organizada. Respondi com mais detalhes o seu comentário por email.

Grande abraço!

Jefferson em 20/05/2015

Boa tarde Intérprete Nefita. Tenho uma sugestão para um assunto futuro, referente ao Número da Besta, pelo que pesquisei, sei que a Igreja não recebeu revelação alguma sobre este assunto, e os membros não devem acreditar no que muitos estudiosos falam sobre o Número da Besta, acho importante o Intérprete Nefita falar mais a respeito, para que os membros não saiam falando o que ouvem de denominações que não possuem revelações.

Felipe Tavares em 12/05/2015

Gostei e concirdo. Só acreditobque nao seje tao bom um recem converso logo de cara procurar algumas coisas. Tem.que ser de pouquinho em pouquinho mesmo. Sempre amei.as frases de pessoas que nao sao de nossa religião e me.maravilho com o amor do Pai Celestial por todos.

Marco em 12/05/2015

Tenho conversado com muitos irmãos da igreja que são bastante ativos, leem sempre as escrituras e os manuais, tem um conhecimento da igreja interessante, porém se você sita um autor que não é da igreja, ficam recalcados e não conseguem esconder. Se você fala algo que aprendeu mesmo que seja muito espiritual, logo te perguntam de quem é o ensinamento acreditando ser de algum profeta, se você sita um escritor cristão que não é da igreja, pronto. Quando se trata então das evidências do livro de Mormon, da própria história de Joseph, percebo que levantar questões para debater é impossível, logo vem alguém te \"chamar ao arrependimento\" por estar procurando o que te \"afastará da fé\". E isto não vem da presidência da igreja, porque em conferência os lideres sempre citam escritores cristãos que não são de nossa fé, um exemplo clássico é C.S.Lewis, que já ouvi em duas conferências citações a seu respeito, inclusive pelo profeta, e ele (Lewis) é um escritor cristão legitimo, não conta histórias, medita literalmente sobre a fé e o evangelho de Cristo em seus livros. Inclusive hoje tem um livro muito bom sobre este assunto lançado recentemente por Willian Lane Craig – Em Guarda, que fala sobre a importância do debate racional para lidar com um mundo cada vez mais cientifico. Eu particularmente lí de Josh McDowell - Mais Que Um Carpinteiro, livro que já cansei de indicar para os amigos da igreja mais NINGUÉM lê, é o melhor livro sobre Jesus Cristo que tive a oportunidade de conhecer. No livro ele faz uma análise racional sobre a ressurreição e os evangelhos, você depois de ler este livro desmonta qualquer argumento contra a ressurreição que alguém possa ter, literalmente. Eu reconheço que perto da bíblia o livro de mórmon ainda necessita percorrer um longo caminho de achados arqueológicos, comprovações históricas e etc. Porém é muito recente a restauração da igreja e o surgimento do livro de mormon quando comparado a bíblia. São quase dois mil anos que os separam, de pessoas que estudam e realizam escavações atrás de artefatos que os comprovem. Parabéns pelo texto e pelo blog, este é o caminho, o conhecimento.

Luiz Botelho

Olá Marco,

Obrigado pelo contato e experiência.

Concordo com você que o caminho é promover o conhecimento. Conhecimento possui um poder libertador e é a solução para uma boa parte dos desafios existentes dentro e fora da Igreja. Continue sendo um exemplo para os fieis. Obrigado pelo contato. Continue acompanhando.

Abraço!

Luiz Gustavo Da Silva em 11/05/2015

Parabéns pelo artigo,é bem isso que ocorre com certos irmãos na igreja hj e o artigo ajuda a entender como funciona o trabalho do Senhor aqui na terra.Abraço.

Marcos Paulo em 10/05/2015

Irmão, este último artigo foi brilhante! Tenho lido vários outros há algum tempo e aprecio bastante toda a informação e a forma como você expõe pontos importantes do evangelho. Parabéns pelo trabalho. Por favor, continue. Posso perceber que, apesar deste site não ser oficial da Igreja, você tem sido divinamente inspirado ao selecionar o conteúdo e a abordagem dos temas aqui. É um meio de aplicarmos o que lemos na 13ª regra de fé, como foi dito. Um abraço!

Luiz Botelho

Olá Marcos,

Obrigado por seu apoio e feedback. Saber que o trabalho no site tem de alguma forma contribuído para edificar a fé de membros da Igreja fortalece meu desejo de continuar.

Grande abraço!

Mais de Atualidades
A Bandeira do Arco-Íris e o Símbolo da Segunda Vinda

A Bandeira do Arco-Íris e o Símbolo da Segunda Vinda

Considerações sobre a origem e uso do símbolo do arco-íris e seu emprego recente à questões LGBT

Morte Antes da Queda e Raças Pré-Adâmicas: O Embate de Joseph Fielding Smith e B. H. Roberts

Morte Antes da Queda e Raças Pré-Adâmicas: O Embate de Joseph Fielding Smith e B. H. Roberts

Uma análise historiográfica do embate teológico entre o Setenta B. H. Roberts e Apóstolo Joseph Fielding Smith acerca da vida e morte antes da queda, teoria da evolução e raça humana pré-Adâmicas

Homossexualidade, Comunidade LGBT e a Cultura dos Santos dos Últimos Dias

Homossexualidade, Comunidade LGBT e a Cultura dos Santos dos Últimos Dias

Uma análise do tema cujo objetivo não é relevar ou ignorar os mandamentos de Deus, mas expandir o horizonte de compreensão e fortalecer a inclusão e o amor para com estas pessoas.

Reflexões de Um Mórmon Sobre Reflexões Anti-Mórmon

Reflexões de Um Mórmon Sobre Reflexões Anti-Mórmon

Considerações sobre como edificar Sião exige que olhemos o mundo pelos olhos daqueles que decidem partir

Mark Hofmann, O Falsificador Mórmon

Mark Hofmann, O Falsificador Mórmon

A História de crime e engano de Mark Hofmann, um dos maiores falsificadores de todos os tempos

Eleições e A Igreja de Jesus Cristo

Eleições e A Igreja de Jesus Cristo

Alguns lembretes importantes para momentos de agitação política.

A Diferença entre Doutrina e Opinião na Igreja

A Diferença entre Doutrina e Opinião na Igreja

Onde se explora o significado dos dois conceitos, como identificá-los no estudo cotidiano e dicas sobre como conciliar ambos na busca pela verdade.

A Perniciosa Ideia de Que Tudo na Vida Acontece Por Um Propósito

A Perniciosa Ideia de Que Tudo na Vida Acontece Por Um Propósito

Analisando uma das maiores mentiras da filosofia contemporânea

O Perigo de Alardear a Vinda de Cristo

O Perigo de Alardear a Vinda de Cristo

Muitos estão certos de que o corona vírus marca o fim do mundo e o retorno iminente de Cristo. Mas há evidências suficientes para isso? O presente artigo objetiva analisar essas alegações à luz das escrituras, da ciência e da história secular.

Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Comentários sobre o pronunciamento da Igreja na remoção da restrição aplicada em 2015.

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Uma análise de como construir e reconstruir na Igreja o sentimento de irmandade tão presente nos primeiros dias da restauração.

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

Tal mentalidade é uma fraqueza e deve ser combatida. Seus efeitos fortalecem de maneira superficial a fé de uma minoria ao custo do sofrimento da maioria.

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

O objetivo principal não é ser de esquerda ou de direita, mas de centralizar nossa vida em Cristo.

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

Uma abordagem dos problemas e soluções necessárias para a formação de uma geração que verdadeiramente sabe.

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Talvez perderemos menos irmãos da fé se passarmos a ser a mudança que desejamos ver na Igreja, ao invés de apenas assistí-la como espectador.

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

Uma geração liberal e tecnológica representa uma visão mais flexível do mundo, o que obscurece o futuro da religião, mas tráz à luz ao menos uma verdade simples—religião precisa mudar.

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Ao nos engajarmos em debates teológicos, devemos nos certificar de que não somos culpados ou vítimas de tais falácias lógicas.

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

Analisamos nesse artigo a estrutura de quatro argumentos que indicam que sim, Deus existe.

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

A busca pelo saber nos relembra que são as perguntas, não as respostas, que movem o mundo

Quando a Oposição Vem de Dentro

Quando a Oposição Vem de Dentro

Ao visitar e acompanhar ao vivo hoje mais uma Conferência Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tive o grande privilégio de sentir o Espírito de Deus através da beleza do Templo de Salt Lake City.

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Vivemos em um mundo de aparências. Um mundo que promove a cultura da futilidade com aparência de glamour e distorce nossa percepção daquilo que realmente importa e merece atenção.

FairMormon - Em Defesa da Fé

FairMormon - Em Defesa da Fé

Em 1997, quando a Internet dava ainda seus primeiros passos, um grupo de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias engajados na defesa da fé através de fóruns online.

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Durante nove meses elas com dores nos carregaram, com um sorriso receberam nosso choro, com paciência nos ensinaram a andar, com suas mãos nos levantaram, com seus joelhos no chão oram por nós, sofrem com nossas derrotas, comemoram as vitórias e nos ajudam a compreender o amor incondicional de Deus.

A Desinformação na Era da Informação

A Desinformação na Era da Informação

Em um mundo de constante desenvolvimento tecnológico, barreiras antes instransponíveis tem sido superadas e distâncias encurtadas, tornando o acesso à informação do presente e passado uma tarefa relativamente fácil, que normalmente exige apenas o clique de um mouse.

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

Recentemente, muito tem sido comentado a respeito da forma com que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias utiliza e administra seus recursos financeiros, levando alguns membros da Igreja a um choque de opiniões e conclusões precipitadas baseadas em grande parte em mentiras, verdades, meias verdades e consequentemente, conclusões tendenciosas.

 5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

Ao nos aproximarmos da Conferência Geral, período em que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebem um banquete espiritual por meio de seus líderes gerais, temos a singular oportunidade de receber revelações para assuntos pessoais, força para desafios e orientação para a vida.

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

Sendo promovido como "romance" e "história de amor moderna", a adaptação do livro "Cinquenta Tons de Cinza" chega aos cinemas buscando explorar um dos mais fortes apetites humanos (relação sexual), ao passo que a confunde de maneira grotesca com o mais nobre dos sentimentos, o amor. 

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

No dia 27 de Janeiro de 2015, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em um pronunciamento oficial e histórico, expôs sua posição sobre um dos temas mais debatidos da atualidade: Encontrar meios pelo qual liberdade religiosa e direitos LGBT possam coexistir.

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Em época de Natal, lembramos o nascimento do menino Jesus e incansavelmente repetimos os detalhes da história de como um ser tão grandioso, se tornou tão pequeno com o objetivo de tornar grandiosos os pequenos.

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Poucos assuntos relacionados à Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias parecem atrair mais atenção, falta de compreensão e sensacionalismo midiático do que a primitiva prática do casamento plural no período subsequente à restauração do Evangelho.

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

Entre os assuntos recentes mais comentados e utilizados por críticos do Livro de Mórmon, estão as pesquisas com DNA e uma contínua tentativa de através disto, desprová-lo como escritura inspirada.

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Entre os muitos temas debatidos em nossos dias, poucos assuntos exigem mais compreensão e sensibilidade do que atração pelo mesmo sexo.

Como Preparar um Discurso Eficaz

Como Preparar um Discurso Eficaz

A verdade possui poder, e tal poder é mais fácil de ser sentido ao utilizarmos algumas tecnicas.

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

Cristo ensinou que o caminho que conduz a vida eterna é estreito e apertado. Eu e você provavelmente conhecemos pessoas que por motivos diversos não permaneceram nele e por vezes nos sentimos incapazes de ajudá-los no caminho de volta.

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Um dos assuntos mais comentados no país no momento é o resultado final das eleições presidenciais de 2014. Embora política seja um tema controverso , uma análise do significado da palavra Política revela princípios importantes.

© 2024 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas