PERGUNTA:
RESPOSTA:
Olá Joaquim,
Uma das interpretações comuns para a afirmação doutrinária de que O Livro de Mórmon contém a "plenitude do Evangelho" consiste na crença de que o mesmo engloba todas as doutrinas pertinentes à salvação. Tal interpretação, entretanto, é incorreta e não está em harmonia com o significado da palavra "Evangelho" como citado no próprio Livro de Mórmon. A Plenitude do Evangelho se trata do fato de que Jesus Cristo “Veio ao mundo para fazer a vontade do Pai” através de uma Expiação infinita (3 Néfi 27:13:22). O Profeta Joseph Smith ensinou que “os princípios fundamentais de nossa religião estão contidos nos testemunhos dos Profetas e Apóstolos a respeito de Jesus Cristo, que Ele morreu e ressuscitou no terceiro dia, ascendendo então aos céus; e que todas as outras coisas que diz respeito à nossa religião são apenas apêndices disto.”[1]
O Senhor declarou que Ele havia dado a Joseph Smith “poder do alto...para traduzir o Livro de Mórmon; Que contém os registros de um povo decaído, e a Plenitude do Evangelho de Jesus Cristo para os gentios e também para os Judeus.”(D&C 20:8-9). Críticos afirmam que o Livro de Mórmon não pode conter a “Plenitude do Evangelho” porque não ensina algumas doutrinas específicas da Igreja Mórmon, tal como o batismo pelos mortos, a Palavra de Sabedoria, Os graus de glória, Casamento Celestial, trabalho vicário e a natureza corpórea de Deus o Pai.
A mensagem primária do Evangelho, também chamada de “boas novas” de Jesus Cristo, consiste no fato de que Ele expiou por nossos pecados e preparou para nós um meio pelo qual podemos retornar à presença de Deus o Pai. Esta é a mensagem do Livro de Mórmon, e ele a contém em sua plenitude.
O que significa a palavra “Evangelho”?
Para entender tal questão que aparentemente parece ser uma contradição, é necessário primeiramente compreender o significado da palavra “Evangelho” no contexto da doutrina de Cristo. Quando Jesus Cristo visitou a América, Ele mesmo definiu seu Evangelho:
13 Eis que vos dei o meu evangelho e este é o evangelho que vos dei — que vim ao mundo para fazer a vontade de meu Pai, porque meu Pai me enviou.
14 E meu Pai enviou-me para que eu fosse alevantado na cruz; e depois que eu fosse levantado na cruz, pudesse atrair a mim todos os homens, a fim de que, assim como fui levantado pelos homens, assim sejam os homens levantados pelo Pai, para comparecerem perante mim a fim de serem julgados por suas obras, sejam elas boas ou más —
15 E por esta razão fui alevantado; portanto, de acordo com o poder do Pai, atrairei todos os homens a mim para que sejam julgados segundo suas obras.
16 E acontecerá que aquele que se arrepender e for batizado em meu nome, será satisfeito; e se perseverar até o fim, eis que eu o terei por inocente perante meu Pai no dia em que eu me levantar para julgar o mundo. (3 Néfi 27:13-16)
Nesta passagem, Cristo define o Evangelho como:
- Cristo veio ao mundo para fazer a vontade do Pai
- O Pai enviou Jesus para ser crucificado
- Por causa da Expiação de Cristo, todos os homens serão julgados de acordo com suas obras.
- Aqueles que se arrependerem e forem batizados, será satisfeito (3 Néfi 12:6)
- Se continuarem com fé perseverando até o fim serão considerados sem culpa
- Se não perseverarem, consequentemente estarão sujeitos à justiça de Deus e estarão fora de sua presença
- As palavras de Deus serão todas cumpridas
Isto é “O Evangelho” e o Livro de Mórmon ensina tais princípios de maneira consistente do começo ao fim. Dessa forma, ao se referir ao Livro de Mórmon como contendo a Plenitude do evangelho, isto não significa que o livro possui todos os ensinamentos da Igreja ou todas as doutrinas pertinentes à salvação, mas que contém a plenitude dos princípios ensinados por Cristo (Fé, arrependimento, Batismo, Espírito Santo e Perseverar até o fim). Tais princípios, consequentemente, são a porta de entrada para as demais ordenanças igualmente necessárias para a salvação.
O Presidente Harold B. Lee sobre isso afirmou:
"Agora, nossos escarnecedores dizem, 'Como vocês podem dizer que o Livro de Mórmon contém a Plenitude do Evangelho se ele não fala sobre o Batismo pelos Mortos?'. Alguns de vocês podem já ter feito tal pergunta.
Qual é a definição de Evangelho? Permitam-me explicar como o Senhor o define, com estas palavras: “E em verdade, em verdade eu te digo: Aquele que recebe o meu evangelho, a mim me recebe; e o que não recebe o meu evangelho, não me recebe a mim. E este é o meu evangelho: Arrependimento e batismo na água; e depois o batismo do fogo e do Espírito Santo, sim, o Consolador, o qual manifesta todas as coisas e ensina as coisas pacíficas do reino.” (D&C 39:5-6)
Aonde quer exista a restauração do Evangelho, aonde aquelas ordenanças fundamentais e o poder do Espírito Santo estão entre os homens, lá haverá o poder pelo qual o Senhor pode revelar todas as coisas que pertencem ao Reino em detalhe, não percebem? Incluindo o Batismo pelos mortos, o qual ele fez em nossos dias. Isto é o que o Profeta Joseph Smith quis dizer quando foi questionado: “Como a Igreja de Jesus Cristo se difere de qualquer outra Igreja?” e sua resposta foi simples, “Nós somos diferentes de todas as outras Igrejas porque possuímos o Dom do Espírito Santo”."[2]
Abraço,
Intérprete Nefita
Referências:
[1] J.N. Sanders, A Commentary on the Gospel According to St. John, edited and completed by B.A. Mastin (New York, Harper & Row, 1968), 147–148.
[2] History of the Church 4:42
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